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sexta-feira, 20 de março de 2015

Torneio de Baralho - Semana Santa


Semana Santa 2015 na Lagoa do Barro tem o Tradicional Torneio de Buraco no Bar do Zé Branco na Quinta Feira, com premiação em dinheiro. 
As mesas serão compostas pelas duplas sorteadas aleatoriamente durante a competição.



Entendendo o Jogo


1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de cada rodada, o árbitro dará autorização aos jogadores, concedendo 15 (quinze) minutos de tolerância aos faltosos.

3-Fica expressamente proibidos as palestras ou apartes de assistentes ou jogadores que possam perturbar ou inferir nos jogos em curso, inclusive “pitacos”, sob pena de advertência, ressalvando o direito do árbitro de solicitar a retirada do recinto dos infratores.

4-Qualquer dúvida ou divergência entre os jogadores será resolvido pelo árbitro que terá autonomia  de decisão, inclusive para os casos omissos, anotando qualquer irregularidade e/ou decisão no verso da súmula.

5-Para o jogo propriamente dito, serão observados as regras deste regulamento.

6- Quanto aos posicionamentos das duplas na mesa ficará à critério dos participantes não havendo acordo o árbitro fará o sorteio. Fica determinado que as duplas quando posicionadas na mesa, não poderão inverter a posição, o árbitro de partidas poderá autorizar a inversão de posição desde que haja concordância das duplas participantes.
     

REGRAS


Os jogadores obedecerão as seguintes regras:

1º- Cada partida será disputada  em melhor  de 03 (três) quedas.

2º- Será vencedora da queda a dupla que obtiver maios número de pontos, obtendo no mínimo 2.000 pontos = vulnerável com 1000 pontos.

3º- A contagem dos pontos da partida serão:
A-    Vitória de 2 x 0, a dupla marcará 03 pontos
B-    Vitória de 2 x 1 a dupla marcará 02 pontos
C-    Vitória por w. 0, dupla marcará 03 pontos, computando 4.000 pontos para a vencedora, para efeito de desempate o w.o será considerado como vitória de 2x


4º- os pontos do baralho serão contados a partir da seguinte tabela:

A- Canastra  Real                                         200                           Pontos
B- Canastra Conngada (Suja)                          100                          Pontos
C- As                                                            15                            Pontos
D- Coringa, Melé, Carta  nº 2                                 10                    Pontos
E- Carta nº 8 ao Rei (inclusive)                        10                           Pontos
F- Carta nº 3 ou 7 (inclusive)                       05                               Pontos
G- Batida da partida                                     100                        Pontos

Obs.: O coringão não entra no jogo

5º- CANASTRAS
     “REAL”  Considera-se canastra “REAL” aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência e do mesmo naipe. O acréscimo de mais cartas não alterará o valor nominal da canastra.
    “FURADA”  É  aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas em seqüência sendo uma delas substituída pelo coringa carta 02 (dois) de naipe diferente ou de mesmo naipe em posição diferente.
§ 1º A canastra “FURADA” com coringa (carta 2) do mesmo naipe, poderá se transformar em canastra “REAL”  desde que o coringa volte para o lugar da carta 2, independente da posição ocupada anteriormente
§ 2º Quando a carta nº 2 estiver no seu devido lugar e do respectivo naipe, o mesmo não será considerado como coringa.


3º Os jogadores deverão manter as mão sobre a mesa.

4º Para definir quem iniciará o jogo, distribuindo as cartas, será através de sorteio pelo árbitro da partida. A partir daí o baralho será distribuído rodando pela direita.


5º  O jogador “distribuidor de cartas”  deverá tomar o cuidado de não virá-las ou distribui-las, caso isso aconteça, a dupla adversária  poderá exigir  que esta carta seja trocada por outra, mesmo que a carta virada seja destinada ao parceiro do distribuidor;

6º Antes do adversário jogar, o jogador que levar a mão ao morto deverá obrigatoriamente comprar, e se levar a mão ao lixo deverá obrigatoriamente tirar, não podendo mudar de alternativa.

7º Qualquer carta comprada não poderá ser mostrada a ninguém, caso isso aconteça a mesma terá que ser descartada ou descida.

8º O jogador não poderá empurrar  o lixo do monte para o lado do parceiro, induzindo-o a trocar ou comprar carta do baralho.

9º O jogador que no momento do descarte liberar a carta para o lixo, ou simplesmente mostrar  a carta que pretendia descartar não poderá refugá-las ou seja trocar a carta.

10º Durante o jogo  todos os jogadores deverão permanecer em absolutamente silêncio e sem
emissão de sinais. O juiz poderá findar a queda, proclamando a derrota da dupla faltosa.

11º Qualquer comentário será permitido após o encerramento de cada rodada e não de uma partida não sendo valido o pretexto de que  “a jogada já passou”.

12º A batida final só será possível quando a dupla tenha pelo menos uma “canastra suja”.

13º O jogador de posse de uma carta , poderá fazer o uso do lixo para pegar o morto, mas não para bater e fechar a partida.

14º Acabando as cartas a serem compradas será colocado um dos mortos na mesa, para dar seqüência do jogo. Se necessário outro morto também irá para a mesa.

15º Abatida final valerá 100 pontos.

16º Acabando as cartas da mesa o último comprador se não bater, descarta uma carta e o próximo joga com o lixo. Como foi com lixo não haverá batida de mão.

17º Poderá ser feito o arredondamento de pontos no final de cada contagem com múltiplos de 10 .

18º A dupla que atingir 1.000 pontos só poderá iniciar a descida de cartas com no mínimo 75 pontos de acordo com a valorização das cartas.

19º Na descida das cartas caso haja algum engano com relação a soma dos pontos 75, observado pela dupla adversário antes da primeira comprada a dupla que estiver descendo será penalizada e o valor da descida passará  para 90, 120,150 respectivamente.

20º Uma carta colocada na mesa não poderá em hipótese alguma retornar a mão.

21º Quando um dos participantes de posse de três ou mais cartas se enganar e furar a única canastra real existente perderá 100 pontos.

22º Em quaisquer circunstâncias as cartas que sobrarem na s mãos deverão ser pagas.

23º O jogo poderá ser batido com as cartas de lixo..

24º Pode pegar o lixo independente de fazer jogo ou não.
       
  

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