Semana Santa 2015 na Lagoa do Barro tem o Tradicional Torneio de Buraco no Bar do Zé Branco na Quinta Feira, com premiação em dinheiro.
As mesas serão compostas pelas duplas sorteadas aleatoriamente durante a competição.
Entendendo o Jogo
1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição
de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.
2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início
de cada rodada, o árbitro dará autorização aos jogadores, concedendo 15 (quinze)
minutos de tolerância aos faltosos.
3-Fica expressamente proibidos as palestras ou apartes de
assistentes ou jogadores que possam perturbar ou inferir nos jogos em curso,
inclusive “pitacos”, sob pena de advertência, ressalvando o direito do árbitro
de solicitar a retirada do recinto dos infratores.
4-Qualquer dúvida ou divergência entre os jogadores será resolvido
pelo árbitro que terá autonomia de decisão,
inclusive para os casos omissos, anotando qualquer irregularidade e/ou decisão
no verso da súmula.
5-Para o jogo propriamente dito, serão observados as regras deste
regulamento.
6- Quanto aos posicionamentos das duplas na mesa ficará à critério
dos participantes não havendo acordo o árbitro fará o sorteio. Fica determinado
que as duplas quando posicionadas na mesa, não poderão inverter a posição, o
árbitro de partidas poderá autorizar a inversão de posição desde que haja
concordância das duplas participantes.
REGRAS
Os jogadores obedecerão as
seguintes regras:
1º- Cada partida será
disputada em melhor de 03 (três) quedas.
2º- Será vencedora da queda a
dupla que obtiver maios número de pontos, obtendo no mínimo 2.000 pontos =
vulnerável com 1000 pontos.
3º- A contagem dos pontos da
partida serão:
A-
Vitória de 2 x 0,
a dupla marcará 03 pontos
B-
Vitória de 2 x 1 a
dupla marcará 02 pontos
C-
Vitória por w. 0, dupla marcará 03 pontos, computando 4.000 pontos
para a vencedora, para efeito de desempate o w.o será considerado como vitória
de 2x
4º- os pontos do baralho serão
contados a partir da seguinte tabela:
A-
Canastra Real 200 Pontos
B-
Canastra Conngada (Suja) 100 Pontos
C- As
15 Pontos
D- Coringa,
Melé, Carta nº 2 10 Pontos
E- Carta
nº 8 ao Rei (inclusive) 10 Pontos
F- Carta
nº 3 ou 7 (inclusive) 05 Pontos
G- Batida da partida 100 Pontos
Obs.: O coringão não entra no
jogo
5º- CANASTRAS
“REAL”
Considera-se canastra “REAL” aquela que tiver no mínimo 07 (sete) cartas
em seqüência e do mesmo naipe. O acréscimo de mais cartas não alterará o valor
nominal da canastra.
“FURADA”
É aquela que tiver no mínimo 07
(sete) cartas em seqüência sendo uma delas substituída pelo coringa carta 02
(dois) de naipe diferente ou de mesmo naipe em posição diferente.
§ 1º A canastra “FURADA” com
coringa (carta 2) do mesmo naipe, poderá se transformar em canastra “REAL ” desde que o coringa volte para o lugar da
carta 2, independente da posição ocupada anteriormente
§ 2º Quando a carta nº 2 estiver
no seu devido lugar e do respectivo naipe, o mesmo não será considerado como
coringa.
3º Os jogadores deverão manter as
mão sobre a mesa.
4º Para definir quem iniciará o
jogo, distribuindo as cartas, será através de sorteio pelo árbitro da partida.
A partir daí o baralho será distribuído rodando pela direita.
5º O jogador “distribuidor de cartas” deverá tomar o cuidado de não virá-las ou
distribui-las, caso isso aconteça, a dupla adversária poderá exigir
que esta carta seja trocada por outra, mesmo que a carta virada seja
destinada ao parceiro do distribuidor;
6º Antes do adversário jogar, o
jogador que levar a mão ao morto deverá obrigatoriamente comprar, e se levar a
mão ao lixo deverá obrigatoriamente tirar, não podendo mudar de alternativa.
7º Qualquer carta comprada não
poderá ser mostrada a ninguém, caso isso aconteça a mesma terá que ser
descartada ou descida.
8º O jogador não poderá
empurrar o lixo do monte para o lado do
parceiro, induzindo-o a trocar ou comprar carta do baralho.
9º O jogador que no momento do
descarte liberar a carta para o lixo, ou simplesmente mostrar a carta que pretendia descartar não poderá
refugá-las ou seja trocar a carta.
10º Durante o jogo todos os jogadores deverão permanecer em
absolutamente silêncio e sem
emissão de sinais. O juiz poderá
findar a queda, proclamando a derrota da dupla faltosa.
11º Qualquer comentário será
permitido após o encerramento de cada rodada e não de uma partida não sendo
valido o pretexto de que “a jogada já
passou”.
12º A batida final só será
possível quando a dupla tenha pelo menos uma “canastra suja”.
13º O jogador de posse de uma
carta , poderá fazer o uso do lixo para pegar o morto, mas não para bater e
fechar a partida.
14º Acabando as cartas a serem
compradas será colocado um dos mortos na mesa, para dar seqüência do jogo. Se
necessário outro morto também irá para a mesa.
15º Abatida final valerá 100
pontos.
16º Acabando as cartas da mesa o
último comprador se não bater, descarta uma carta e o próximo joga com o lixo.
Como foi com lixo não haverá batida de mão.
17º Poderá ser feito o
arredondamento de pontos no final de cada contagem com múltiplos de 10 .
18º A dupla que atingir 1.000
pontos só poderá iniciar a descida de cartas com no mínimo 75 pontos de acordo
com a valorização das cartas.
19º Na descida das cartas caso
haja algum engano com relação a soma dos pontos 75, observado pela dupla
adversário antes da primeira comprada a dupla que estiver descendo será
penalizada e o valor da descida passará
para 90, 120,150 respectivamente.
20º Uma carta colocada na mesa
não poderá em hipótese alguma retornar a mão.
21º Quando um dos participantes
de posse de três ou mais cartas se enganar e furar a única canastra real
existente perderá 100 pontos.
22º Em quaisquer circunstâncias
as cartas que sobrarem na s mãos deverão ser pagas.
23º O jogo poderá ser batido com
as cartas de lixo..
24º Pode pegar o lixo
independente de fazer jogo ou não.