Irregularidades foram encontradas durante fiscalização feita pela Seduc.
MEC bloqueou mais de R$ 100 milhões que seriam destinados às obras.
A Polícia Federal está investigando irregularidades graves na execução de obras da educação no Piauí. Em razão das falhas, o Ministério da Educação bloqueou cerca de R$ 100 milhões destinados à construção de quadras e escolas na capital e em várias cidades do interior do estado. A informação é do secretário interino de educação, Helder Jacobina. Ao todo, as possíveis irregularidades foram detectadas em 150 obras.
Tudo começou quando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abriu uma investigação interna para fiscalizar as obras. Após constatar os indícios de irregularidades, a Seduc decidiu encaminhar o caso para a Polícia Federal, por se tratar de obras que envolvem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com o secretário interino de educação, Helder Jacobina, no segundo semestre de 2014 nenhuma obra foi fiscalizada no estado. Segundo ele, a fiscalização só foi retomada entre janeiro e fevereiro deste ano após o início da nova gestão. Os fiscais constataram que metade das obras possuem fortes indícios de irregularidades.
De acordo com os fiscais, boa parte das construções está em desacordo com o projeto e até mesmo obras que aparecem como concluídas estariam inacabadas. Ainda segundo o secretário Helder Jacobina, há indícios do envolvimento de gestores na área da educação e de empreiteiros responsáveis pela execução das obras nas irregularidades.